Prática: é o cenário de armações, idéias,
ferramentas, informações, estilos, linguagem, documentos que os membros da
comunidade compartilham (WENGER et al ,2002, p.29). A prática pode ser
entendida como um processo de aprendizado. Segundo WENGER (1998, p.47), o
conceito de prática tem uma conotação de “fazer”, mas não apenas o “fazer pelo
fazer”, e sim o “fazer” situado em um contexto social e histórico que possui um
significado em si. Assim, a prática é tida sempre como uma prática social.
O mundo formata as
experiências, e as experiências formatam o mundo. (ROCHA, 2001)
Para que a prática aconteça,
várias ações ocorrem e são divididas em três domínios: ENGAJAMENTO MÚTUO, EMPREENDIMENTO
COMUM e REPERTÓRIO COMPARTILHADO.
Engajamento mútuo: é definido pela participação e
envolvimento nas ações e atividades do grupo. O relacionamento entre os
participantes é importante para o bom andamento do grupo. O engajamento está
baseado no relacionamento dos indivíduos que compõem o grupo (comunidade).
Empreendimento comum: a maioria das comunidades é
formada para solucionar um certo problema (atividade, projeto). Os objetivos do
grupo podem ser tanto gerais - o mesmo para todos (resolução de um
problema/projeto) - e específicos, dependendo de cada indivíduo. Cada um possui
necessidades próprias.
Nas comunidades de prática
uma das ações que deve ser a mais comum a ser realizada, é o compartilhamento
de experiências e habilidades entre os seus membros.
Compartilhar o respeito com
os outros membros.
Compartilhar ações para
atingir os objetivos da equipe.
Repertório compartilhado: é definido pelo
compartilhamento das competências e experiências de cada participante, para o
desenvolvimento de atividades conjuntas.
Os grupos mais bem-sucedidos alcançam seus melhores resultados
utilizando as contribuições de todos os seus membros. A colaboração e o
respeito pelas idéias e sugestões de cada participante são algumas dos fatores
que envolvem o repertório compartilhado.
Uma maneira de evitar
confusão, frustração e conflito ao trabalhar com outros indivíduos é chegar a
um consenso sobre o que é mutuamente importante para o grupo e de que maneira
irão trabalhar juntos.
Negociação de significados
Os ambientes de aprendizado se traduzem num rico
conjunto de ferramentas, ações e conceitos, entre outras habilidades.
Tanto nas comunidades de
prática como nos ambientes de aprendizado, as competências dos participantes
são heterogêneas.
Os participantes trazem
consigo competências, conhecimentos, experiências, interesses, hábitos,
expectativas, estilos de aprendizagem e disponibilidades de tempo que
interferem decisivamente nas requisições de autonomia e interdependência
inerentes aos processos educacionais à distância.
Obter resultados trabalhando
com vários indivíduos é um desafio, especialmente quando o grupo é
diversificado. O grupo agrega uma gama de visões, pensamentos e experiências,
podendo ocorrer vários conflitos durante as atividades. Estes conflitos
desenvolvem várias características no grupo, como: ritmo, negociação, respeito
mútuo, responsabilidade.
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