terça-feira, 16 de setembro de 2014

Comunidades de Prática - parte 2

Prática: é o cenário de armações, idéias, ferramentas, informações, estilos, linguagem, documentos que os membros da comunidade compartilham (WENGER et al ,2002, p.29). A prática pode ser entendida como um processo de aprendizado. Segundo WENGER (1998, p.47), o conceito de prática tem uma conotação de “fazer”, mas não apenas o “fazer pelo fazer”, e sim o “fazer” situado em um contexto social e histórico que possui um significado em si. Assim, a prática é tida sempre como uma prática social.
O mundo formata as experiências, e as experiências formatam o mundo. (ROCHA, 2001)

Para que a prática aconteça, várias ações ocorrem e são divididas em três domínios: ENGAJAMENTO MÚTUO, EMPREENDIMENTO COMUM e REPERTÓRIO COMPARTILHADO.
Engajamento mútuo: é definido pela participação e envolvimento nas ações e atividades do grupo. O relacionamento entre os participantes é importante para o bom andamento do grupo. O engajamento está baseado no relacionamento dos indivíduos que compõem o grupo (comunidade).
Empreendimento comum: a maioria das comunidades é formada para solucionar um certo problema (atividade, projeto). Os objetivos do grupo podem ser tanto gerais - o mesmo para todos (resolução de um problema/projeto) - e específicos, dependendo de cada indivíduo. Cada um possui necessidades próprias.
Nas comunidades de prática uma das ações que deve ser a mais comum a ser realizada, é o compartilhamento de experiências e habilidades entre os seus membros. 
Compartilhar o respeito com os outros membros.
Compartilhar ações para atingir os objetivos da equipe.
Repertório compartilhado: é definido pelo compartilhamento das competências e experiências de cada participante, para o desenvolvimento de atividades conjuntas.  Os grupos mais bem-sucedidos alcançam seus melhores resultados utilizando as contribuições de todos os seus membros. A colaboração e o respeito pelas idéias e sugestões de cada participante são algumas dos fatores que envolvem o repertório compartilhado.
Uma maneira de evitar confusão, frustração e conflito ao trabalhar com outros indivíduos é chegar a um consenso sobre o que é mutuamente importante para o grupo e de que maneira irão trabalhar juntos.
Negociação de significados
Os ambientes de aprendizado se traduzem num rico conjunto de ferramentas, ações e conceitos, entre outras habilidades.
Tanto nas comunidades de prática como nos ambientes de aprendizado, as competências dos participantes são heterogêneas.
Os participantes trazem consigo competências, conhecimentos, experiências, interesses, hábitos, expectativas, estilos de aprendizagem e disponibilidades de tempo que interferem decisivamente nas requisições de autonomia e interdependência inerentes aos processos educacionais à distância.
Obter resultados trabalhando com vários indivíduos é um desafio, especialmente quando o grupo é diversificado. O grupo agrega uma gama de visões, pensamentos e experiências, podendo ocorrer vários conflitos durante as atividades. Estes conflitos desenvolvem várias características no grupo, como: ritmo, negociação, respeito mútuo, responsabilidade.




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